terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

COMO FAZER UM RELATÓRIO

COMO FAZER UM RELATÓRIO
PROFESSOR MS EDSON MOREIRA










1 - Por que fazer um relatório?
2 - O que considerar ao planejar
um relatório?
3 - Como escrever um relatório?
4 - Lembrar de fazer...
5 - Lembrar de não fazer...








1 - Por que fazer um relatório científico?

CONCEITO:
É a apresentação final de estudo, pesquisa ou atividade

ESCREVER AUXILIA NA:
�� organização das idéias
�� desenho dos experimentos
�� organização dos resultados
�� interpretação, conclusões
�� compreensão dos princípios sob investigação



2 - O que considerar ao planejar um relatório?

FORMA
�� O relatório deve ser escrito no formato Times New
Roman ou arial tamanho 12;
�� O papel adotado deverá ser padrão A4 branco. As
margens do texto em relação às bordas do papel
devem ser: superior 3cm, inferior 2cm, direita 2cm e
esquerda 2,5cm
�� Espaçamento 1,5 entre linhas, e 6 entre parágrafos
�� Número da página:
��Localização: no canto superior direito, a 2cm da
borda superior e também a 2cm da borda direita
��Em algarismos arábicos apenas as páginas de
elementos textuais


REDAÇÃO:
•Rever o texto
•Escrever de forma impessoal (recomenda-se a 3ª
pessoa do singular)
•Usar vocabulário claro
•Usar frases curtas para facilitar o entendimento
•Construir as frases em ordem direta (sujeito,
verbo, complementos)
•Observar os tempos dos verbos (presente, passado)
•Observar a pontuação


3 - Como escrever um relatório?

ESTRUTURA TRABALHO ACADÊMICO:
- Elementos pré-textuais
- Elementos textuais
- Elementos pós-textuais


A- PRÉ-TEXTUAL:
- Capa*
- Folha de rosto*
- Errata
- Folha de aprovação
- Dedicatória
- Agradecimentos
- Epígrafe
- Resumo na língua vernácula
- Resumo na língua estrangeira-Abstract
- Sumário*
- Lista de ilustrações
- Lista de abreviaturas e siglas
- Lista de símbolos

(*) elementos obrigatórios nos relatórios de atividades de estudos


B- TEXTUAL
-Introdução

�� A introdução deverá oferecer ao leitor um panorama geral a respeito daquilo que ele encontrará durante a leitura de todo o trabalho
��Consiste num relato à respeito da importância e abrangência do tema
��Situa a questão (problema): O que se pretende demonstrar
��Justificativa (por quê)
��Relata, historiando como o problema vem sendo abordado nas fontes consultadas (antecedentes mais relevantes); revisão de literatura.��10-15% do texto
��Importante consultar as regras de citações.
�� É a última parte a ser redigida!



-Desenvolvimento

a- Material e Métodos

Materiais consiste do que você utilizou (papel, lápis, caneta, programas, cartazes, computador...)
Métodos consiste de suas ações, daquilo que você fez:
•Descrição das técnicas adotadas, incluindo-se a experimentação com pormenores;
•Deve ser escrita de maneira precisa e breve e na seqüência cronológica em que o trabalho foi conduzido;
•A metodologia é que traz a credibilidade ao trabalho científico.


b- Resultados e Discussão

��Quais as respostas que você encontrou?
�� É o local onde você apresenta os dados encontrados, sejam quantitativos, sejam qualitativos, ou mesmo o resultado extraído de um estudo bibliográfico;
�� É a oportunidade de avaliar e comentar os dados encontrados.





-Conclusão

�� Quais as principais dificuldades encontradas ao longo do trabalho?
�� Quais as perspectivas de continuidade do trabalho?
�� Descrição de possíveis fontes de erro e seu efeito sobre os dados
�� Se seus experimentos falharam, quais as sugestões para corrigir o problema?





C- PÓS-TEXTUAL
- Referências bibliográficas

��Diversos formatos
�� CANTARELLI, V.H. Manejo da fauna silvestre nas reservas de fauna da Amazônia: informe Brasil. Goiânia: [s.n.], 1999. 99 p.
Relatório.
�� ERNST, C.H., BARBOUR, R.W. Turtle of the world. Washington and London: Smithsonian Institution Press., 1989. 313 p.
�� EXPEDIÇÃO AMÉRICO VESPÚCIO, 2001. Rio São Francisco.
Disponível em :
http://www.fundaj.gov.br/docs/tropico/desat/bio.html Acessado
em: 19/08/2004.
�� GASPAR, A., RANGEL FILHO, F.B. Utilização de carne de tartarugas da Amazônia criadas em cativeiro, para consumo humano. Ver. Bras. Méd. Vet., v. 23, n. 5, p. 207-210, 2001.
�� GERAQUE, E. A. As Ricas Caatingas. Scientific American Brasil. Brasil: edição n 25, 2004.

APÊNDICE
Elemento que consiste em um texto ou documento elaborado pelo autor, com o intuito de complementar sua argumentação, sem prejuízo do trabalho. São identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos.Os Apêndices devem ser enumerados, identificados e referenciados no texto.Exemplo: Apêndice A - Questionário aplicado aos professores.

ANEXO
Elemento opcional, não elaborado pelo autor, que documenta, esclarece, prova ou confirma as idéias expressas no texto. Os anexos são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos, devem ser enumerados, identificados e referenciados no texto.Exemplo: Anexo A - Plano de Carreira da Empresa.

GLOSSÁRIO
Elemento opcional que deverá ser empregado sempre que for necessário relacionar (em ordem alfabética) as palavras de uso específico (termos técnicos ou jargão da área), devidamente acompanhado de suas definições de modo a garantir a compreensão exata da sua utilização no texto.






4- LEMBRAR DE FAZER...

�� Siga uma ordem lógica
��Tente ser claro, conciso e completo
��Cite apenas referências relevantes e necessárias
��Inclua apenas tabelas e figuras necessárias
��Confira a digitação e a ortografia


5- LEMBRAR DE NÃO FAZER...

Uso de gíria
Sentenças ou parágrafos muito longos
Nunca apresente parte de livros, artigos ou idéias da literatura como suas – cite sempre a fonte.
























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UM MODELO DE RELATÓRIO DE ATIVIDADE DE ESTUDO:


(CAPA tam-16)
3 cm

NOME DOS ALUNOS (centralizado)











RELATÓRIO DE ESTUDOS Nº 001
RESUMO DO TEXTO “ALIMENTAÇÃO DOS BEBÊS”
(centralizado)













GOIÂNIA
2010

2cm
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(FOLHA DE ROSTO – tam 16 e 14)
3 cm

NOME DOS ALUNOS (centralizado)











RELATÓRIO DE ESTUDOS Nº 001
RESUMO DO TEXTO “ALIMENTAÇÃO DOS BEBÊS”
(centralizado)


Relatório sobre as atividades de resumo do texto “Alimentação dos bebês” exigido como requisito parcial para aprovação na disciplina Iniciação Científica I do curso de Pedagogia da Faculdade Padrão de Ciências Humanas.
Orientador: professor ms. Edson Moreira










GOIÂNIA
2010

2cm

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SUMÁRIO

1- Introdução

2- Materiais e métodos

2.1- Materiais

2.2- Métodos

3- Resultados e discussão

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1-INTRODUÇÃO





O estudo das relações havidas entre alimentação do bebê e seu desenvolvimento psicológico tem se revestido de grande importância para a compreensão dos distúrbios emocionais que mais tarde se instalam na criança e no adolescente.
O estudo presente feito a partir do texto “Alimentação dos Bebês”(In:RAPPAPORT, D. Desenvolvimento Psicológico da Criança. 2ª ed. São Paulo: Ática,1981. v.2, p. 26-27) consistiu em resumo feito em equipe.
Embora dificuldades tenham ocorrido em razão de diferenças de horários, defasagens de leitura e compreensão entre os membros do grupo, o resultado final foi bastante satisfatório, vez que os objetivos finais de compreensão e desenvolvimento da capacidade de síntese foram alcançados por todos os membros do grupo.
O tema enseja novas leituras pertinentes vez que deixou inconclusas questões levantadas de suma importância para a compreensão da mulher de hoje.


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2-MATERIAIS E MÉTODOS

2.1- MATERIAIS EMPREGADOS


Cópia do texto “Alimentação dos Bebês” (In: RAPPAPORT, D. Desenvolvimento Psicológico da Criança. 2ª ed. São Paulo: Ática,1981. v.2, p. 26-27);
Papel chamex;
Lápis, caneta e borracha
Programa Word da Microsoft
Computador com impressora


2.2- MÉTODOS
Cada membro do grupo fez um resumo do texto “Alimentação dos Bebês”, conforme os procedimentos apresentados no texto “Resumo” (In: OLIVEIRA, Jorge Leite de. Técnicas de Redação e de Pesquisa Científica. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 93-103);
Os resumos foram confrontados e comparados, em reunião do grupo. Após avaliação criteriosa pelos membros do grupo, foi escolhido o resumo melhor estruturado;
A partir do resumo selecionado, foram feitos os acréscimos e correções que o grupo achou convenientes;
Ao final, o texto produzido foi objeto de meticulosa revisão, com ampla participação de todos os membros do grupo;
Os membros do grupo em conjunto procederam o presente relatório, conforme orientações constantes da apostila “Como fazer um relatório” do prof. Ms. Edson Moreira.
O membro do grupo Márcio Malheiro se encarregou dos trabalhos de digitação, formatação e impressão do presente relatório e do resumo anexo.


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3-RESULTADOS E DISCUSSÃO


RESULTADO
O texto aborda a alimentação do bebê nos seis primeiros meses de vida. Inicia informando sobre os aspectos psicológicos da alimentação, em razão de sua implicação social e emocional. Atualmente, se considera que a mãe adequadamente preparada saberá perceber os sinais de fome e sede de seu filho, não necessitando ficar o tempo todo disponível e nem se atrasando perante essas necessidades da criança. O horário se torna mais flexível. Embora a introdução de sucos e papas seja recomendada a partir dos quatro meses, a criança não precisa de outra alimentação a não ser a natural até os seis meses de idade.

DISCUSSÃO
O texto apesar de curto, levanta problemas de grande dimensão social. Estabelecendo a fundamentalidade do aleitamento natural parece contrariar a tendência atual de maior desvinculação da mulher das obrigações maternas. O texto enseja repensar a situação daquelas mulheres que desejam ser mães sem abdicar de suas carreiras profissionais, ainda que por poucos meses.

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4-CONCLUSÃO

O trabalho em equipe ensejou várias dificuldades:
1- os horários disponíveis nem sempre correspondiam mutuamente;
2- houve defasagem de leitura, de forma que um ou outro membro, muita vez, não conseguia acompanhar o desenrolar dos trabalhos;
3- houve situações de impasse na interpretação do conteúdo do texto, sendo necessária a intervenção do professor orientador em sua solução
Apesar de todas essas dificuldades, o trabalho se mostrou positivo e pedagogicamente válido, uma vez que o grupo, como um todo, avançou muito na compreensão do tema tratado.
O tema da alimentação da criança até seis meses não se esgota no texto. Este, procurou antes levantar algumas questões que apresentar direções. Serão necessárias outras leituras a fim de aprofundar o conhecimento e formar um panorama consistente sobre as controvérsias levantadas a partir do texto.

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BIBLIOGRAFIA: (Diversos formatos)
�� CANTARELLI, V.H. Manejo da fauna silvestre nas reservas de fauna da Amazônia: informe Brasil. Goiânia: [s.n.], 1999. 99 p. Relatório.
�� ERNST, C.H., BARBOUR, R.W. Turtle of the world. Washingtonand London: Smithsonian Institution Press., 1989. 313 p.
�� EXPEDIÇÃO AMÉRICO VESPÚCIO, 2001. Rio São Francisco.
Disponível em :
http://www.fundaj.gov.br/docs/tropico/desat/bio.html Acessado
em: 19/08/2004.
�� GASPAR, A., RANGEL FILHO, F.B. Utilização de carne de tartarugas da Amazônia criadas em cativeiro, para consumo humano. Ver. Bras. Méd. Vet., v. 23, n. 5, p. 207-210, 2001.
�� GERAQUE, E. A. As Ricas Caatingas. Scientific American Brasil. Brasil:
edição n 25, 2004.
OLIVEIRA, Jorge Leite de. Técnicas de Redação e de Pesquisa Científica. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 93-103;

RAPPAPORT, D. Desenvolvimento Psicológico da Criança. 2ª ed. São Paulo: Ática,1981. v.2, p. 26-27);




ANEXOS:

Cópia do texto OLIVEIRA, Jorge Leite de. Técnicas de Redação e de Pesquisa Científica. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 93-103;





GLOSSÁRIO:

Ensejar: sugerir, provocar
Aleitamento natural: alimentação do bebê através da amamentação no peito da mãe

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